domingo, 29 de setembro de 2013

Pelo menos 40 pessoas morrem em ataque à universidade na Nigéria

Atentado contra dormitório foi realizado pelo grupo islamista Boko Haram
nigeria
Radicais entraram no dormitório “e abriram fogo contra os estudantes”, que estavam dormindo

Pelo menos 40 pessoas morreram neste domingo (29) em um ataque do grupo radical islâmico Boko Haram ao dormitório de uma faculdade no Nordeste da Nigéria, segundo novo balanço divulgado por fontes que trabalham em hospitais.

O ataque ocorreu de madrugada. A faculdade fica em Gubja, a 30 quilômetros de Damaturu, capital do estado de Yobe. O balanço anterior informava que 28 pessoas tinham morrido no ataque.
Segundo relatou um porta-voz do Exército em Yobe, os radicais entraram no dormitório “e abriram fogo contra os estudantes”, que estavam dormindo.

A Nigéria, país mais povoado da África, com cerca de 160 milhões de habitantes, tem sido palco nos últimos anos de dezenas de atentados de autoria do Boko Haram, grupo radical islâmico que quer impor a sharia (lei islâmica) no país.
O Boko Haram — cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado" — reivindicou nos últimos quatro anos uma série de ataques contra escolas e universidades. Yobe é um dos três estados dos noroeste da Nigéria onde o Exército realiza uma ofensiva desde meados de maio contra o grupo de insurgentes.
O Boko Haram reivindica a criação de um Estado islâmicos no norte da Nigéria, majoritariamente muçulmano, ao contrário do sul, majoritariamente



Reprodução/ The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário