terça-feira, 24 de setembro de 2013

Maranhão apresenta um dos maiores índices de monopólio para os serviços de telefonia móvel


mapaEm 156 municípios maranhenses os usuários não têm a opção de usar mais de uma operadora de celular
Os serviços de telefonia móvel não são satisfatórios em quase nenhuma parte do território brasileiro. Mas, o Maranhão é o penúltimo no ranking de qualidade destes serviços. É o que aponta um levantamento feito pelo site o G1 São Paulo, junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O levantamento do portal G1 indicou que mais de 71% dos municípios maranhenses o que equivale a 156 cidades, têm apenas uma operadora de telefonia móvel à disposição dos habitantes. O estado só fica atrás do Piauí, onde 79% dos municípios contam com apenas uma prestadora de serviços de celular.
Excluindo os 156 municípios que contam com os serviços de uma única operadora, acobertura de telefonia móvel no Maranhão garante que 17 municípios maranhenses tenham os serviços de duas operadoras, 15 municípios de três operadoras e apenas 29 cidades com disponibilidade para uso de quatro operadoras ou mais.
A deficiência no quesito telecomunicações no estado não é apenas nos serviços de telefonia móvel. Em maio deste ano um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o Maranhão é o último colocado no quesito inclusão digital.
O índice de domicílios com acesso à internet no Maranhão é de menos de 10%. Em relação à capital, São Luís, cidade melhor colocada no estado, o número também não é adequado. A capital maranhense aparece como a 23ª colocada, em comparação com as demais capitais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário