sexta-feira, 8 de abril de 2016

Gilmar Mendes é eleito novo presidente do TSE e deve julgar ação contra Dilma

GILMAR-MENDES_STF_483x303.jpg
Ministro, notório desafeto do governo petista, substituirá Dias Toffoli a partir de maio

O ministro Gilmar Mendes foi eleito ontem (8) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio o ministro Luiz Fux é o novo vice-presidente.

Notório desafeto do governo petista, Mendes deve comandar no tribunal os últimos passos da ação que pode resultar na cassação da chapa da presidente da República, Dilma Rousseff, por supostos crimes eleitorais.

O presidente eleito agradeceu a confiança dos colegas e lembrou o trabalho realizado por Toffoli no TSE. Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se disse tranquilo por ter Fux como vice e sobre os desafios que irá enfrentar.

Em relação a Fux, que também é ministro do STF, Mendes afirmou: “Todos nós reconhecemos a sua capacidade de trabalho, de integração, de criar um ambiente harmonioso. Isso é fundamental em um período em que estamos vivendo tensões exacerbadas. E também teremos, claro, as tensões ligadas ao processo eleitoral. Vossa Excelência [Toffoli] já bem destacou [teremos] as eleições mais desafiadoras tendo em vista esse número elevado de candidatos e agora as peculiaridades que envolvem a aplicação da nova legislação”, disse.

Segundo o TSE, as eleições municipais deste ano contarão com mais de 500 mil candidatos que concorrerão ao pleito em outubro. Este ano, passam a valer algumas das novas regras decorrentes da Reforma Eleitoral de 2015. Entre elas, figura, por exemplo, a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário