terça-feira, 19 de maio de 2015

Bradesco vê suas reclamações dobrarem e assume liderança em ranking do BC

Problemas com portabilidade de operações é o assunto mais apontado por clientes



Jornal do Brasilu
O conglomerado Bradesco é líder de reclamações no país entre grandes instituições financeiras, segundo ranking divulgado pelo Banco Central (BC) na última sexta-feira (15). Com cerca de 75 milhões de clientes, o banco brasileiro apresentou o maior número de reclamações por cliente seguido pelo HSBC e também liderou o número de reclamações procedentes (899), quantidade 60% maior que a Caixa Econômica Federal, que obteve o segundo maior número de reclamações (562) e o terceiro maior índice de reclamações por clientes.

O número mais do que dobrou nos últimos dois meses, subindo de 399 para 683 em março e 899 no mês de abril. A liderança disparada de casos por tipo se encaixa no assunto “Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais por recusa injustificada”. Isto significa que os clientes encontraram problemas na hora de realizar portabilidade de operação de crédito consignado porque o credor original não forneceu o saldo devedor ou outras informações necessárias para concluir a portabilidade, não comunicação de dentro do prazo previsto e alegação indevida de inconsistência na Transferência Eletrônica Disponível (TED).

Em nota, a assessoria do Bradesco informou que em a posição “é circunstancial, refletindo a inclusão de registros específicos que estão sendo ajustados”. O banco informou ainda que “a qualidade do atendimento aos clientes e usuários permanece sendo uma das referências de mercado, como atestam os rankings de 2013 e 2014″.

Entretanto, em 2011 o banco liderou também o ranking de reclamações do Procon de São Paulo, com 1753 queixas, e no ano seguinte ocupou a terceira posição, com 976 queixas, atrás de Itaú e da Claro. Foi a primeira vez que uma empresa do setor ocupou a primeira posição no ranking da procuradoria, que existe desde 1998.

Clientes usam redes sociais para manifestar queixas
Entram no ranking do BC somente as queixas registradas diretamente ao órgão através de correspondência, internet, presencialmente ou por telefone. No entanto, as redes sociais têm funcionado para os clientes como importante canal para publicar suas queixas. Não só nas páginas do Bradesco no twitter e no facebook, mas de outros bancos e grandes prestadores de serviços, é comum encontrar publicações de usuários insatisfeitos ou pedindo informações.

Nos últimos anos, algumas empresas têm formado equipes para atender a esses usuários, respondendo-os diretamente pelas redes sociais. No último dia 10 de maio, por exemplo, um cliente enviou uma mensagem ao twitter do Bradesco pedindo ajuda. Ele queria saber como tirar a 2ª via do cartão de crédito sem precisar ir na agência. “Você pode solicitar a segunda via na central do seu cartão”, foi o retorno do banco. Outro cliente escreveu no microblog que estava tendo problemas na hora de solicitar o cartão de crédito no site. Pelo twitter, a instituição pediu que ele enviasse um “print” do problema através de mensagem particular

Fonte. Jornal do Brasil

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